segunda-feira, 1 de março de 2010

Viagens Folheadas


Em EV concluímos as capas para arquivo das Fichas de Leitura da nossa Biblioteca de Turma.

Partindo do desenho de observação de objectos naturais (folhas), os alunos exploraram as formas resultantes articulando a cor, a linha e o ponto. Os desenhos foram depois utilizados para composição da capa, executada em ET e finalizada em EV.
O processo de trabalho não foi fácil pois foi necessário criar diferentes zonas de trabalho - corte, colagem a quente, aplicação do primário a preto, colagem e acabamento a cola branca - o que exigiu dos alunos uma grande capacidade de organização e autonomia, pois com uma única professora em sala de aula não era possível a mesma acompanhar cada trabalho individualmente.

Mas foi uma aprendizagem importante. Na dinâmica do grupo turma revelaram-se alunos com capacidades de cooperação e entre-ajuda, outros de responsabilidade, outros de empenho na vontade de querer fazer mais e melhor, outros na procura de soluções face aos desafios que iam surgindo.




10 comentários:

  1. Eu adorei o trabalho das folhas, e adorei também o resultado final da capa :).
    Acho que ficou muito giro!
    Parece que não mas eu apareço numa foto ali, mas só aparece a minha trança e acho que naquela altura a taty ia-me chamar para a ajudar já não sei no quê.
    A trança era mesmo muito grande...
    Hoje não tivemos aula de E.V.
    Disseram-me que a sua filha está doente s'tora, as melhoras rápidas :).
    Bjúús

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Rafaela. Conseguiste sozinha, por iniciativa individual,adicionares-te como seguidora no blogue da turma. Só hoje tinha feito isso, pois só agora o segundo turno iniciou a Oficina de Multimédia.

    Parabéns uma vez mais.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada! :)
    E eu a achar que tinha feito uma asneira...Lol!
    Os outros alunos também vão ser seguidores do blog?

    Bjúús

    ResponderEliminar
  4. A s'tora já avaliou as capas?
    Houve boas notas?

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei o nosso trabalho com muita dedicação e trabalho fizemos as capas estão todos de parabéns!Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei de fazer os trabalhos das capas foi muito giro. Tivemos de trabalhar muito para conseguir este resultado final. Parabéns a todos.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Tens razão Madalena! Tiveram que trabalhar muito e isso nem sempre transparece no produto final.
    A gestão da sala também foi difícil face a tanto trabalho diferenciado, às condições da sala e a uma única professora para acudir a tantas solicitações.
    A questão das inseguranças continua a ser o desafio maior, não é?
    O receio de "estragar tudo",como vocês dizem.
    É pelo erro que sabemos onde melhorar.
    Por isso não há o que recear!

    ;)

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de fazer a minha :)
    Parabéns a todos, as capas estão muito bonitinhas. E pelas fotos onde aparecem alguns alunos, percebe-se que trabalharam bem!

    ResponderEliminar
  9. Eu também gostei muito de fazer a minha capa!
    Até acho que a minha ficou engraçada!
    Concordo contigo Inês alguns alunos trabalharam bem e as capas ficar todas muito fixes!

    ResponderEliminar
  10. A minha capa ficou mesmo bonita.
    Com a ajuda da professora consegui acabar rápido.

    ResponderEliminar